Fechar

Marcações

Requisição (ficheiro pdf)
Médicos
Setembro 2015
Diabetes na Gravidez

O que é a diabetes gestacional?
É um tipo de diabetes, níveis elevados de açúcar no sangue, que surge durante a gravidez e, geralmente, desaparece quando esta termina.

Quais podem ser as consequências da diabetes gestacional?
O principal risco associado à diabetes gestacional é a macrossomia fetal - bebé com peso acima da média. Não se conhece nenhuma relação entre Diabetes Gestacional e malformações, ao contrário do que acontece com a diabetes não controlada no início da gravidez. É por isso importante que a grávida, ou mulher que que pensa engravidar, saiba se é diabética e, se o for, saiba qual é o grau de controlo da diabetes; neste caso é importante conhecer o valor da hemogolobina glicada (Hb A1C) na pré-conceção, pois este valor avalia o controle da glicemia (açúcar no sangue nas 6 semanas precedentes). 

Quais são os fatores de risco para a diabetes gestacional?
A idade e antecedentes familiares de diabetes são fatores de risco; Para além destes, que não se podem controlar, o excesso de peso é também fator de risco, que pode ser controlado através de uma dieta equilibrada.

Que tipo de alimentação ajuda a prevenir a diabetes gestacional?
Deve fracionar as refeições, num total de cerca de 6 refeições por dia, com intervalos não superiores a 3 horas – o que permite manter os níveis de açúcar no sangue estáveis. A ingestão diária de açúcar não deve exceder os 20g.

Como é feito o diagnóstico de diabetes gestacional?
O diagnóstico é realizado através de análises específicas: glicose em jejum logo na primeira consulta da grávida e PTGO (prova de tolerância à glicose oral) a realizar entre as 24-28 semanas.
Quando termina a gravidez, após 6 a 8 semanas, é feita uma nova análise de diagnóstico com o objetivo de apurar se a diabetes desapareceu, como é esperado. As mulheres com diabetes gestacional têm maior probabilidade de mais tarde virem a ter diabetes do adulto.

Que cuidados deve ter na diabetes gestacional?
Implica que sejam tomadas medidas de precaução para evitar complicações para que a diabetes não permaneça no organismo finda a gravidez. Estas medidas envolvem uma readaptação da dieta através de um plano alimentar específico indicado pelo médico e prática de exercício físico. 
O plano alimentar deverá ser personalizado e de acordo com o estado nutricional da grávida.

Que plano alimentar deve ser seguido na Diabetes Gestacional?
O plano alimentar visa prevenir/eliminar o excesso de açúcar no sangue. Isto implica evitar alimentos ricos em açúcar como bolos, chocolates e refrigerantes, entre outros.
O plano alimentar deverá ser personalizado e de acordo com o estado nutricional da grávida. Deverá ser elaborado por um nutricionista. A dieta deve ser equilibrada e os hidratos de carbono/valor calórico total devem ser distribuídos ao longo do dia por três refeições principais e 2-3 intermédias (meio da manhã e 1-2 lanches, dependendo do intervalo almoço-jantar) e uma refeição antes de deitar. Esta deve ser composta por leite ou substitutos sempre acompanhados de alimentos ricos em hidratos de carbono complexos, para evitar a hipoglicemia nocturna e a cetose matinal. 
Deve também ter-se em consideração na dieta da grávida os micronutrientes fundamentais como os minerais (ferro e cálcio), vitaminas (ácido fólico, vitamina C e vitaminas lipossolúveis) e as fibras solúveis e insolúveis. O valor calórico deverá ter em consideração o IMC prévio à gravidez e o ganho ponderal durante a mesma. A ingestão de água deverá ser recomendada bem como o exercício regular, preferencialmente a marcha, sobretudo quando efetuada em período pós-prandial.

É necessário controlar os níveis de glicemia diariamente?
A grávida deve medir a glicemia depois de cada refeição, o que permite avaliar se o plano alimentar está a ser eficaz para diminuir os níveis de açúcar no sangue ou se é necessário recorrer à administração de insulina.

Ao usar este website, está a aceitar a utilização de cookies para análise, conteúdo personalizado e apresentação de anúncios.