Fechar

Marcações

Requisição (ficheiro pdf)
Médicos
Faqs
A urina é colhida no laboratório ou em casa?
Depende do tipo de exame. Para exame bacteriológico o ideal é ser colhida no laboratório para que seja processada de imediato. Para a análise tipo II a colheita pode perfeitamente ser realizada em casa, respeitando obviamente as instruções de colheita.
Para o exame sumário de urina, urina tipo II é indispensável ser a primeira urina da manhã?
Não, apenas se for indicado pelo médico. De uma forma geral com 2h sem urinar é suficiente para obtenção de uma amostra representativa. Não esquecer a colheita num frasco apropriado.
As análises têm de ser feitas sempre de manhã?
Não. Desde que se respeite o jejum ou os tempos de repouso definidos para alguns parâmetros podem ser feitas a qualquer hora do dia. Há no entanto alguns parâmetros que obrigatoriamente terão de ser realizados num determinado período do dia para se observar a sua variação ao longo do dia
As análises ao sangue têm que ser feitas sempre em jejum?
Não. O tempo de jejum varia segundo as análises a realizar e segundo a prescrição do seu médico. Há muitas análises que não precisam de jejum. Há também parâmetros que são alterados por demasiado tempo de jejum. Assim sendo cada parâmetro, cada paciente deve ver as suas particularidades analisadas para que o resultado obtido tenha a mais alta confiabilidade possível. Em caso de dúvida consulte o laboratório.
Se beber mantenho o jejum?
Sim. Mas não é conveniente beber grandes quantidades de água pois podem interferir em alguns parâmetros, nomeadamente nas análises de urina.
Posso fazer análises com o período menstrual?
Sim, embora o ideal é fazê-lo fora do período, especialmente se for realizar análises à urina. No entanto de for urgente a urina pode ser colhida com os convenientes cuidados de assepsia e o uso de tampão vaginal para evitar a contaminação da urina com o sangue menstrual. Há ainda variações hormonais ao longo de todo o ciclo menstrual pelo que é importante que o médico saiba em que dia do ciclo foi realizada a colheita.
Cremes e óvulos vaginais interferem com o exame de urina?
Não, desde que se tenham os adequados cuidados na hora da colheita que evitem a mistura dos medicamentos com a urina.
As fezes devem ser colhidas de manhã e em jejum?
A colheita de fezes não tem que ser a a primeira dejecção, nem tão pouco requer jejum. Pode ser feita em casa para maior comodidade. No caso de análise bacteriológica deve ser entregue em recipiente adequado o mais rapidamente possível no laboratório.
Os Medicamentos interferem nos exames Laboratoriais?
Alguns, sim. Alguns antibióticos e anti-inflamatórios, por exemplo, interferem nos testes de coagulação do sangue, normalmente solicitados em pré-operatórios. Portanto, quaisquer que sejam os medicamentos que estiver a tomar avise o laboratório antes da colheita.
Posso fumar antes de fazer análises?
A nicotina interfere nas provas de glicemia. Nestes casos não está indicado fumar.
Posso fazer análises com febre?
Em principio sim. Em algumas situações a doença responsável pela febre pode interferir na determinação de alguns parâmetros. Por outro lado, há situações em que se devem fazer as análises precisamente quando a pessoa está com febre. Assim sendo consulte o seu médico ou o laboratório antes de fazer as análises.
Ao usar este website, está a aceitar a utilização de cookies para análise, conteúdo personalizado e apresentação de anúncios.